De Macaé, Raquel Petersen lança livro-jogo em parceria com a Estrela, uma das maiores fabricantes de brinquedos do Brasil
3 mins read

De Macaé, Raquel Petersen lança livro-jogo em parceria com a Estrela, uma das maiores fabricantes de brinquedos do Brasil

Compartilhe:

Combinando práticas de Comunicação Não-Violenta com improvisação, ‘Desenrola!’ convida crianças a praticarem o diálogo e a empatia desde cedo

Para Raquel Petersen, dialogar vai além de simplesmente falar e ouvir. É um exercício de troca real, uma via de mão-dupla. E com esse entendimento, ela acaba de lançar, junto a Carolina Sanches, seu primeiro livro-jogo, ‘Desenrola! – Desafios de Comunicação Não Violenta para Crianças’. Em parceria com a Estrela, o livro-jogo foi lançado durante a Bienal do Livro Rio 2025 e já está disponível para compra na Amazon.

Ter seu projeto acolhido pela Estrela já foi, por si só, uma grande conquista para Raquel. Mas lançá-lo na Bienal do Livro, onde foi um sucesso de vendas, tornou tudo isso ainda mais simbólico. “Por muitos anos, fui na Bienal como aluna, depois como professora… e agora, estar ali como autora, com meu trabalho nas prateleiras, vendo as pessoas levando pra casa, pedindo autógrafo… Foi incrível”, conta.

‘Desenrola!’ é um livro-jogo colaborativo que convida crianças a aprenderem a dialogar por meio da prática da Comunicação Não Violenta (CNV). Utilizando dinâmicas de improviso inspiradas no LARP (Live Action Role Playing), o jogo propõe que os participantes interpretem personagens, enfrentem desafios relacionais e encontrem soluções com empatia, escuta e clareza nos pedidos. Sem vencedores ou perdedores, o foco está na construção coletiva, na troca afetiva e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais. 

Educadora, terapeuta familiar, neuropsicopedagoga e mãe de três meninas, Raquel ressalta a importância da participação ativa dos adultos durante o jogo. Segundo ela, ‘Desenrola’ vai além da brincadeira: é uma ferramenta de aprendizado emocional que precisa ser mediada.

“No fim das contas, a gente quer ensinar as crianças a pedir. E isso é algo que a maioria de nós nunca aprendeu. A gente tem essa cultura do ‘pra bom entendedor, meia palavra basta’, mas isso desconecta. A gente fica esperando que o outro adivinhe o que queremos e como queremos. Mas telepatia não existe. A gente nunca sabe o que o outro está pensando.”

A trajetória de Raquel passa pela pedagogia, pela psicanálise e pela mediação de conflitos com base na CNV. A ideia do jogo surgiu em 2023, quando Raquel ainda atuava em sala de aula e se deparou com as dificuldades emocionais e sociais que afetaram profundamente as crianças no pós-pandemia. 

“Naquele momento, muitos educadores estavam começando a construir as visões pedagógicas em relação a essa nova geração de crianças. E então a comunicação não violenta fez com que a gente conseguisse se conectar exatamente com o que estava acontecendo ali. Essa ferramenta ajuda a sair da suposição e entrar na compreensão real. Ensina a observar sem julgar, a reconhecer os sentimentos, entender as necessidades por trás deles e fazer pedidos claros”, explica a criadora.

Ao lançar ‘Desenrola! – Desafios de Comunicação Não Violenta para Crianças’, Raquel Petersen, que vive em Macaé desde os 14 anos, não compartilha apenas um livro-jogo, ela materializa parte da sua própria vivência como educadora, terapeuta, mulher preta e mãe. Seu trabalho colabora para a construção de ambientes mais respeitosos, seguros e amorosos — dentro das casas, das escolas e das relações.

Deixe um comentário