Macaé promove 1º Simpósio PCD em Pauta no dia 30 de setembro
A cidade de Macaé se prepara para sediar, no dia 30 de setembro, o 1º Simpósio PCD em Pauta: Nada sobre nós sem nós, promovido pela Coordenação Geral de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária.
O encontro, que acontecerá das 13h às 18h, no auditório da Faculdade Estácio de Sá (Av. Rui Barbosa, 2390, Praia Campista), tem como tema central “Pessoas com Deficiência e sua Participação na Sociedade Civil”. A proposta é abrir espaço para a escuta ativa e a construção coletiva de políticas públicas que fortaleçam a inclusão em todos os segmentos sociais.
Como participar
O simpósio é aberto a toda a população. Para garantir vaga, basta se inscrever previamente pelo e-mail politicapcd@macae.rj.gov.br, informando nome completo e, caso represente, a instituição ou entidade à qual está vinculado.
Parceiros do evento
Além da Prefeitura de Macaé, participam da iniciativa a Universidade Estácio de Sá, a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
De acordo com a coordenadora geral, Caroline Mizurine, a expectativa é mobilizar a sociedade para pensar coletivamente sobre os caminhos da inclusão.
“Essa é uma oportunidade para refletirmos sobre o que queremos como sociedade e o que podemos fazer, como governo e comunidade, para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Juntos, podemos construir uma cidade mais inclusiva e participativa”, destacou.
Programação
- 13h – Recepção dos participantes
- 13h30 – Audição e entoação do Hino Nacional e Hino de Macaé
- 14h – Pronunciamento das autoridades
- 14h50 – Apresentação dos representantes da Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado
- 15h – Palestra “Acessibilidade e Autonomia das Pessoas com Deficiência e sua Participação na Sociedade Civil”, com Dr. Geraldo Nogueira (Superintendente de Ações para PCD)
- 16h – Apresentação do Fórum Estadual de Gestores de Políticas para PCD e Censo PCD, com Stephanie Guimarães
- 16h30 – Grupos de debates e perguntas
- 18h – Encerramento

