Curso de Letramento Racial segue em Macaé com foco em práticas antirracistas
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, segue promovendo o curso de Fundamentos de Letramento Racial, voltado a servidores públicos e representantes de instituições do município. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as práticas antirracistas e incentivar a promoção da equidade racial dentro da gestão pública.
Nesta semana, a formação foi oferecida aos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, dentro de um cronograma específico organizado pelas secretarias municipais.
Formação para servidores e instituições
O curso é fundamentado na Lei Ordinária nº 5.269/2024, que determina a valorização da história e da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo no âmbito público. Em cada encontro, são trabalhados conceitos, reflexões e ferramentas que ampliam a compreensão das relações étnico-raciais no Brasil, preparando os profissionais para uma atuação mais inclusiva e consciente.
Com duração de 1h30, o curso garante certificação da Secretaria de Igualdade Racial e pode ser solicitado por secretarias e instituições interessadas através do e-mail: seppirmacae@gmail.com.
Entre os temas abordados estão:
- Identificação de raça;
- Racismo estrutural;
- Crime de racismo (Lei 7.716/1989);
- História e igualdade racial;
- Comportamentos discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero).
Por que o letramento racial é importante?
De acordo com a secretária municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprigio, o letramento racial é o “carro-chefe” para mobilização e conscientização.
“Essa formação é de suma importância e continua como prática da política antirracista preconizada pelo município”, destacou.
A proposta é também aproximar o debate dos jovens e ampliar a educação para a cidadania, promovendo mudanças culturais e sociais a partir da formação crítica.
Reunião ampliada em outubro
Além dos cursos, a secretaria irá promover no próximo 8 de outubro (quarta-feira), às 18h, a Reunião Ampliada sobre a temática afro-brasileira no Centro Cultural Rinha das Artes. O encontro reunirá diferentes segmentos sociais ligados ao tema, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas.

