Hemoterapia de Macaé promove campanha e atividades especiais no mês do Doador de Sangue
O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM) preparou uma programação especial para o mês de novembro, em celebração à Semana do Doador de Sangue. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária, especialmente neste período que antecede o verão, quando há queda no número de doadores devido às férias, festas e viagens.
💉 Dia D da Campanha
O destaque da programação será o Dia D, marcado para o dia 29 de novembro (sábado), com atendimento especial das 7h30 às 17h. Sob o tema “Doação de Sangue: a melhor conexão”, a campanha oferecerá um dia inteiro de doações, com horário estendido e ações informativas sobre a importância desse gesto de solidariedade.
🩸 Mês de conscientização
Durante todo o mês, a equipe multidisciplinar do Hemonúcleo — composta por médicos, enfermeiros e assistentes sociais, vai promover atividades educativas e de conscientização sobre o papel da doação de sangue como ato de cidadania.
O foco este ano será alcançar o público jovem, entre 16 e 22 anos, estimulando o engajamento de novos doadores e desmistificando dúvidas e mitos sobre o processo de doação.
🙌 Homenagem aos doadores regulares
A Semana do Doador também é um momento de reconhecimento aos voluntários que doam com frequência. Durante as comemorações, o SMHM fará a entrega de certificados de honra ao mérito a doadores regulares que ajudam a manter os estoques da unidade sempre disponíveis.
❤️ Doar salva vidas
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A unidade é responsável por atender o Hospital Público Municipal (HPM), o Hospital da Serra, a ala SUS do Hospital São João Batista, o Pronto-Socorro Municipal e os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, além de outras cidades em casos de urgência.
As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto feriados), no próprio Serviço Municipal de Hemoterapia. Quem preferir pode agendar a doação online pelo site da Prefeitura, na aba “Doe Sangue”, acessando o link:
👉 macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/doacao-de-sangue-macae

