Macaé pode retomar voos comerciais; Gol demonstra interesse em operar no aeroporto da cidade
3 mins read

Macaé pode retomar voos comerciais; Gol demonstra interesse em operar no aeroporto da cidade

Compartilhe:

Macaé pode estar mais perto de voltar ao mapa dos voos comerciais no Brasil. Em coletiva de imprensa realizada no dia 29 de dezembro, o prefeito Welberth Rezende anunciou que o município já iniciou tratativas para a retomada de voos comerciais no Aeroporto de Macaé, incluindo conversas com a companhia aérea Gol, que demonstrou interesse em operar voos na cidade.

De acordo com o prefeito, a perspectiva é que as operações possam acontecer a partir de abril, embora ainda não haja confirmação oficial de datas, rotas ou início das vendas de passagens. Neste momento, o município está na fase de articulação, estudos técnicos e alinhamentos institucionais.

Entre as possibilidades citadas, está uma das rotas mais aguardadas pela cidade: Macaé–Guarulhos. A conexão direta com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior hub aéreo do país, ampliaria significativamente as opções de deslocamento, permitindo conexões rápidas para diversos destinos nacionais e internacionais.

A possível retomada ocorre após um período de mudanças estruturais no terminal. O Aeroporto de Macaé passou por obras de reforma, ficou fechado por um período e hoje é operado pela Zurich Airport Brasil, grupo responsável pela administração de aeroportos no país.

Outro ponto destacado é a capacidade operacional do aeroporto de Macaé, que possui pista maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o que amplia o potencial para receber aeronaves comerciais e novas rotas.

Durante a coletiva, Welberth Rezende ressaltou que a reativação dos voos comerciais é vista como uma ação estratégica para o desenvolvimento de Macaé, com impactos diretos no turismo, na economia local, na mobilidade regional e na atração de investimentos.

Caso se concretize, o retorno dos voos comerciais representará um avanço importante para a conectividade da cidade, que historicamente sempre teve o aeroporto como ativo relevante para o setor empresarial, e que agora pode ampliar esse papel também para o turismo e integração com outros polos do país.

Aeroporto reformado e pronto para ampliar operações

O anúncio ocorre em um momento importante para o aeroporto local. O Aeroporto de Macaé passou por uma obra de reforma e expansão de pista, que já foi concluída, e a nova pista já está homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela Aeronáutica.

A modernização contou com um investimento de aproximadamente R$ 220 milhões, realizado pela Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal. A construção da pista foi executada pelo consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello e Engeform.

Com a expansão, o aeroporto agora possui duas pistas, o que o torna um caso único no Brasil como base operacional offshore com duas pistas. A nova pista tem cerca de 1.410 metros de extensão e está apta a receber aeronaves de maior porte (categoria C) — um requisito técnico essencial para operações comerciais regulares.

Mesmo durante a obra, que ampliou significativamente a estrutura da pista, o aeroporto manteve suas operações com aeronaves offshore, como helicópteros, funcionando normalmente.

O Macaé Tips segue acompanhando o tema e trará atualizações tão logo haja confirmação oficial das datas de início das operações e da rota com a Gol.

Deixe um comentário