Espetáculo “ACQUARIA Viva” chega ao Teatro Firjan SESI Macaé com música, dança e artes visuais em uma experiência sensorial
O público macaense terá a chance de viver uma verdadeira imersão artística nesta sexta-feira (31) com o espetáculo “ACQUARIA Viva”, do grupo carioca ACQUARIA, que se apresenta às 20h no Teatro Firjan SESI Macaé, com entrada gratuita.
Unindo música, dança, artes visuais e poesia, o show propõe uma reflexão poética e crítica sobre o mundo contemporâneo, conduzindo o público por uma jornada sensorial marcada por performances autorais, projeções, figurinos em conceito upcycling e uma trilha sonora vibrante que mescla Charme, Rap, R&B, Ijexá, Maracatu, Samba, Funk e Maculelê.
Espetáculo: ACQUARIA Viva
📅 31 de outubro de 2025 (sexta-feira)
🕗 20h
📍 Teatro Firjan SESI Macaé – Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense
🎟️ Entrada gratuita – retirada pelo Sympla
⏱️ Duração: 1h30
🔞 Classificação indicativa: 14 anos
Uma viagem poética pelos sentidos
“Nosso show traz estímulos visuais, sonoros e olfativos em uma experiência imersiva e sensorial. Propomos uma viagem desde os primórdios do planeta até os dias atuais, questionando o que aconteceu nesse caminho tortuoso que percorremos juntos nessa carcaça humanoide que nos foi proposta”, explica Alexandre Mitre, um dos integrantes do grupo.
Criado em 2021, o ACQUARIA é formado por Alexandre Mitre, Mari Castanheira, Nelson Gaia, Raoni da Silva e Lili Zoide, com direção criativa de Álvaro Antônio. O grupo nasceu do encontro de artistas inquietos e multidisciplinares que transitam entre o teatro, a dança, as artes visuais e a música.
Arte, crítica e pertencimento
O espetáculo aborda temas como sustentabilidade, ancestralidade, pertencimento, inteligência emocional e preservação ambiental, levantando um discurso potente sobre o papel da arte como ferramenta de transformação social.
“A arte deve caminhar ao lado das necessidades sociais e servir de denúncia aos grandes males que assolam nossa sociedade”, afirma Nelson Gaia.
O nome do grupo também reflete esse ideal coletivo. Inspirado na Era de Aquário, “ACQUARIA” simboliza a valorização da diversidade e do bem-estar coletivo.
“Entramos em um tempo em que o povo, em sua vasta diversidade, é a grande liderança. Queremos resgatar o respeito às diferenças e promover o bem-estar coletivo como essência de convivência”, ressalta Raoni da Silva.
Um chamado à sensibilidade e à resistência
Misturando crítica, poesia e celebração, “ACQUARIA Viva” propõe um olhar sensível sobre o planeta e sobre as relações humanas.
“Queremos trazer o pulsar de uma Terra viva, que resiste e se reinventa diante dos estragos provocados pela ganância. Ser feliz diante de tanto horror é o mais nobre ato revolucionário”, afirma Lili Zoide.
Ficha Técnica:
Roteiro: Grupo ACQUARIA
Intérpretes: Alexandre Mitre, Mari Castanheira, Lili Nery, Nelson Gaia e Raoni da Silva
Músicos: Renan Batima, Henrique Machado, João Marcos, Raoní da Silva, Lili Nery e Nelson Gaia
Performer: João Avlis
rtista Visual: Sandro Akroá
Ballet: Jader Gama e Beatriz Ribeiro
Artistas Convidadas: Chiamaka e Camila Gogoia
Direção Geral: Grupo ACQUARIA
Direção Musical e Arranjos: Raoni Costa e Renan Batima
Direção de Produção e Direção Criativa: Álvaro Antônio
Cenografia: Álvaro Antônio
Iluminação: Wladimir Alves
Figurinista: Andreia de Almeida
Direção de Imagem/Projeções: Carol Godinho
Produtora: Pamela Agoha
Produtor Executivo: Raoní da Silva
Assistente de Direção, Assistente de Cenografia e Fotografia Still: Laura Drummond
Assistentes de Produção: Mari Castanheira e Alexandre Mitre
Preparação Vocal: Camila Gogoia
Preparação Corporal: Edu Quintino
Maquiagem: Hugo Leão
Operação de Luz: Wladimir Alves
Filmmaker: Felipe Franquim
Social Media: Anna Linhares
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria

