
Primavera de Museus em Macaé traz programação especial no Solar dos Mellos
Entre os dias 23 e 25 de setembro, o Solar dos Mellos será palco da 19ª Primavera de Museus, que neste ano tem como tema “Mudanças Climáticas”. A programação é gratuita e aberta ao público, reunindo palestras, cinema comentado, curtas, exposições e visitas guiadas, em uma proposta que une história, ciência e cultura.
A secretária municipal de Cultura, Waleska Freire, destaca a importância da iniciativa:
“A primavera é um convite para apreciar a beleza da natureza e se conectar com a arte de uma forma única. No Museu, teremos exposições e atividades que celebram cores, sons e reflexões sobre a vida. É uma oportunidade de aprender e se inspirar”, afirmou.
Destaques da programação
- Palestra sobre mudanças climáticas com o professor Dr. Vinícius Albano Araújo (NUPEM/UFRJ), que abordará os impactos do clima na diversidade de insetos e seus serviços ecológicos.
- Aula com a professora Gisele Muniz, sobre a produção historiográfica do Solar dos Mellos nos últimos 21 anos, voltada para alunos da FEMASS.
- Cinema Comentado, com apresentação de Gerson Dudus, exibindo os curtas Primavera de Fernanda e Primavera Secundarista.
- Curta no Museu, sob mediação de Hélder Santana, com os filmes Azul Petróleo e Correnteza.
- Exposição “Tonito por Tonito: vida, obras e ofício”, em homenagem aos 100 anos do professor e historiador Antônio Álvarez Parada (Tonito).
- Visitas guiadas e atividades de memória agendadas com escolas do município, incluindo passagem pelo Forte Marechal Hermes.
Programação completa
📅 23/09 – 9h: Visita Guiada (Colégio Atlântico)
📅 23/09 – 19h: Cinema Comentado com Primavera de Fernanda e Primavera Secundarista
📅 24/09 – 9h: Lugares de Memória – visitação ao Forte Marechal Hermes (EM Amil Tanos)
📅 24/09 – 18h30: Aula da professora Gisele Muniz – “A produção historiográfica do Solar dos Mellos ao longo dos 21 anos”
📅 25/09 – 19h: Curta no Museu – exibição de Correnteza e Azul Petróleo, de Gabriel F. Coelho e Tati Yamata
Primavera de Museus
📍 Local: Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé
🎟️ Entrada gratuita