Vacinação contra a dengue prossegue no município
2 mins read

Vacinação contra a dengue prossegue no município

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde prossegue com a vacinação contra a dengue Qdenga, que está sendo ofertada para o público alvo de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias, em diversas unidades de saúde no município.  

A coordenadora do Programa de Imunizações, Lorrainy Fagundes, explica que o Qdenga é uma vacina inserida no Programa Nacional de Imunização em 2024, que foi distribuída para as regiões prioritárias devido ao número de casos.

“Agora a vacina chegou a Macaé e é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. A vacina possui quatro sorotipos da dengue”, disse.

Ela informou ainda que quem teve dengue recentemente, precisa aguardar seis meses para iniciar o esquema. No entanto, quem estiver gripado poderá receber a vacina juntamente com outras vacinas.

A vacinação não é indicada:

– Gestantes

– ⁠Mulheres que estão amamentando

– Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou a uma dose anterior dessa vacina.

– Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos (por exemplo, 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais), dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas.

– Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.

Para a vacinação é importante levar cartão do SUS ou CPF e caderneta de vacinação.

Onde se vacinar:
ESF Trapiche: terça, quarta e sexta – 8H às 17h
ESF Lagomar AD: terça, quarta e quinta pela manhã – 8h às  11h30
ESF Imbetiba: terça, quarta e quinta – 8h às 17h
Sala de vacina PSA: segunda a sexta – 8h às 17h
Casa da vacina: segunda a sexta – 8h às 17h
ESF Aroeira: segunda a sexta – 8h às  17h
ESF Barra: segunda a sexta – 8h às 17h

Deixe um comentário