Macaé inaugura Sala Lilás e avança na implantação de acolhimento provisório para mulheres
4 mins read

Macaé inaugura Sala Lilás e avança na implantação de acolhimento provisório para mulheres

A rede de proteção à mulher em Macaé acaba de receber dois grandes reforços: foi inaugurada pelo prefeito Welberth Rezende na tarde do dia 10, a Sala Lilás do Hospital Público Municipal, em solenidade no auditório do HPM. Na oportunidade, também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Política para as Mulheres para a implantação do acolhimento provisório institucional.

O prefeito Welberth Rezende ressaltou a integração entre as secretarias e anunciou a implantação do auxílio para mulheres vítimas de violência, que será votado nos próximos dias na Câmara de Vereadores. “Temos muitas coisas para conquistar ainda e o auxílio será mais uma entrega do município para as mulheres”, destacou.

A secretária de Políticas para as Mulheres explicou que a Sala Lilás é um projeto de humanização e qualificação do acolhimento às mulheres vítimas de violência.

“É muito simbólico que neste mês de março as mulheres de Macaé recebam essas duas grandes conquistas. Macaé tem avançado muito nas políticas para as mulheres, graças ao compromisso do prefeito Welberth Rezende com uma gestão sensível às diversas causas”, destacou, Sheila Juvêncio .

O principal objetivo da Sala Lilás é garantir o acolhimento, a escuta qualificada e a implantação dos protocolos de atendimento à mulher vítima de violência. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar,  fundamental para a assistência das vítimas dos mais diversos tipos de violência, à medida em que fortalece a articulação entre a rede de proteção à mulher, através de fluxo estabelecido.

De acordo com a secretária, dessa forma é possível minimizar o impacto da violência. “E evitamos também a revitimização no momento do atendimento, que essa mulher precise repetir a mesma história por diversas vezes. Ela encontrará um ambiente em que se sentirá mais segura e confortável”, afirmou.

Ressaltando a importância do trabalho de prevenção, o secretário municipal de Saúde, Alexandre Cruz destacou a parceria estabelecida com a pauta da mulher em diversos projetos.

“Para nós, que trabalhamos por uma Saúde voltada, de fato, à população, é um momento único. As mulheres que precisarem serão muito bem acolhidas em um espaço preparado para esse atendimento “, pontuou.

Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso falou sobre o privilégio de participar de uma construção tão importante para as mulheres do município.

“Estamos sempre à disposição para o trabalho em conjunto e me sinto muito honrado em ver concretizada mais uma possibilidade de acolhimento às mulheres que têm seus direitos violados”, ressaltou.

A secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, classificou o momento como um grande marco: “Hoje o nosso município tem uma política comprometida com a mulher”.

A cerimônia contou ainda com a presença da vereadora Izabella Vicente.

Acolhimento provisório garante proteção integral à mulher

O acolhimento provisório tem como objetivo preservar a integridade das assistidas e seus filhos enquanto aguardam deferimento de pedido de medida protetiva ou o retorno à sua cidade de origem, dentre outras possibilidades.

O serviço é sigiloso e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, da Patrulha Maria da Penha, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública, e as equipes técnicas de serviço social e psicologia das Salas Lilás do HPM e HPM Serra.–

Deixe um comentário